Uma boa postura é importante para o desenrolar das tarefas diárias

Uma boa postura é importante para o desenrolar das tarefas diárias

A forma como nos movimentamos pode comprometer o bom funcionamento do organismo. A postura correta faz toda a diferença e é extremamente importante para manter a saúde da coluna que deve estar ereta o tempo todo. Através da postura (em conjunto com o sistema nervoso e o aparelho locomotor) é que o organismo se consegue equilibrar.

No desenrolar das tarefas diárias, nas atividades físicas e no descanso, a postura errada é a maior causa de problemas na coluna. Tais problemas podem ser evitados quando desde a infância somos orientados a posicionar o corpo de forma que se obtenha dele maior sustentação e menor esforço, e evitar sobrecarga de um músculo ou curvar a coluna. A má postura provoca problemas como lombalgia, hiperlordose, escoliose e hipercifose. A postura ortostática é responsável por situações varias de dor que sentimos sem que saibamos de onde provêm.

Como obter uma boa postura?

Ao sentar-se, a coluna deve estar ereta como se estivesse de pé. Para equilibrar o peso do organismo na cadeira é preciso sentir aqueles ossos localizados no cóccix, a que vulgarmente chamamos “traseiro”. Os pés devem estar apoiados no chão ou em aparelhos de descanso adequados.

Ao deitar e ao levantar é preciso colocar-se de lado e flexionar os joelhos de forma que a coluna continue ereta. Ao ficar de pé o organismo deve equilibrar seu peso nos dois pés.

Existem vários exercícios que pode fazer em casa e que o ajudam a manter a postura adequada para que a sua coluna se mantenha saudável.